Area do Associado

Login Senha * esqueci minha senha
Confenar

Revista Confenar

Boas Idéias

Sustentabilidade premiada



Planejar e executar ações sustentáveis são medidas que devem integrar os planos de qualquer negócio. Além de re-forçar a boa imagem da empresa, as atividades devem visar, essencialmente, o reconhecimento de sua responsabilidade perante o mundo – seja ela de cunho social ou ambiental.

Na noite de 9 de agosto, durante a 10ª edição do Agenda Confenar, foram anunciadas as cinco vencedoras do Selo Confenar de Sustentabilidade entre as dez revendas finalistas, selecionadas por uma consultoria externa independente. O programa, criado neste ano, recebeu mais de 60 inscrições de atividades socioambientais. A boa aceitação é uma vitória para o projeto, mas principalmente para o planeta e a sociedade.

Adriana Neves (Confenar) homenageou os vencedores do Selo de Sustentabilidade

O programa

O Selo Confenar de Sustentabilidade tem o patrocínio da Mercedes-Benz, nossa parceira de negócios, e surgiu para incentivar a realização de ações socioambientais pelas revendas associadas à Confederação. Com isso, vamos promover a solidariedade e o bem-estar dentro e fora do trabalho. "Além de ajudar a quem precisa e ao meio ambiente, o projeto promove integração e motiva os colaboradores das revendas, mostrando que boas idéias e espírito de equipe rendem excelentes frutos", afirma o presidente da Confenar, Hamilton Picolotti.

Para participar, as distribuidoras receberam apoio total da Confenar por meio dos executivos e da consultora de desenvolvimento socioambiental Aneliese Martins, com o objetivo de adequar e direcionar as propostas para atingir melhores resultados. Entre as premissas estavam: freqüência ou continuidade da ação, envolvimento de funcionários e da sociedade local e aplicação de práticas sustentáveis na própria revenda.

Mesmo sem a exigência de apresentar um projeto inédito, as participantes precisaram atender a quatro critérios: desenvolvimento da comunidade local, impacto regional, apoio a instituições sociais e/ou implantação de ações internas que resultem em voluntariado. "A idéia é incentivar ações que modifiquem positivamente a vida das pessoas inseridas na comunidade. Estas atividades, quando bem efetuadas, atingem positivamente os beneficiados e também os realizadores", comenta Picolotti.

As revendas vitoriosas foram reconhecidas com o Selo, podendo utilizá-lo em materiais institucionais, uniformes e trans-portes, além de receberem placa de reconhecimento.

Conheça os projetos vencedores

Bruna Luiza de Avila, Gustavo Augusto Voltz de Salves, Juliana Maria Soares Muller e Re-nata Carine Bruehmueller (Bebidas Príncipe)

Bebidas Príncipe
Localizada em Joinville, Santa Catarina, a distribuidora conquistou o Selo com o Projeto Solidário, que contou com diversas ações socioambientais. A proposta foi idealizada pelo Comitê Sustentável composto pela recepcionista Bruna Luiza de Avila, o assistente administrativo Gustavo Augusto Voltz de Salves, a coordenadora de Gente & Gestão Juliana Maria Soares Muller e a aprendiz Renata Carine Bruehmueller.

Entre os destaques do projeto estão: doação de cestas básicas para famílias carentes, coleta de materiais recicláveis em troca de mudas de plantas, doações mensais para entidades e uso de energia exclusiva do gerador à noite. "Foi muito gratificante fazer este trabalho. Estamos muito satisfeitos com os resultados e emocionados com o reconhecimento alcançado por meio do Selo. Parabéns à Confenar pela iniciativa!", disse Juliana.

A Bebidas Príncipe comemora 20 anos de existência em 2012. Com grande infra-estrutura, composta por uma frota de cerca de 150 veículos e uma equipe com mais de 250 funcionários, a revenda atende a 16 municípios no Estado, abrangendo aproximada-mente 4 mil clientes.

Selma Alvarez (Chade) comemora o reconhecimento

Chade & Cia
A distribuidora de Araçatuba, no interior de São Paulo, venceu o Selo com dois projetos: o Apoiar e o Reciclar e Preservar – ambos com 10 anos de existência.

Apoiar: criado por Olenice Chade, esposa do titular Salin Chade, em conjunto com a G&G Selma Alvarez e demais colaboradores, o projeto fornece suporte à Casa Abrigo – instituição local que cuida de crianças e jovens de até 17 anos retirados dos pais por maus tratos ou abuso sexual. Por meio de eventos beneficentes, a empresa arrecada alimentos e dinheiro para o abrigo. Com o auxílio de parceiros, a Chade já criou uma lavanderia industrial para a Casa e participou da reforma e ampliação do local fornecendo material e mão de obra.

Reciclar e Preservar: promoção e implantação de ações internas para depósito correto de resíduos e coleta de lixo reciclável. De acordo com a idealizadora Olenice Chade,"é um privilégio sermos reconhecidos pela Confenar com esse trabalho que fazemos com amor e carinho há tanto tempo. Certamente, é mais uma grande vitória!".

Além dos projetos vencedores, a revenda realiza, anualmente, uma quermesse da qual participam funcionários, fornecedores, clientes e familiares em geral. A renda também é revertida em ações sociais.

A Chade & Cia celebra 43 anos em 18 de outubro de 2012. As ações sociais realizadas são fruto do aproveitamento de todos os materiais recicláveis gerados e, principalmente, da dedicação e envolvimento dos colaboradores que não medem esforços para arrecadação e realização dos eventos beneficentes.

Roberto Vieira de Oliveira e Jéssica Cardoso (Daniel Distribuidora) representam o projeto vencedor

Daniel Distribuidora de Bebidas
Situada em Canela, na Serra Gaúcha, a revenda foi premiada pela ação anual Seqüestro de Carbono, que analisou, por meio da empresa Bravo For The Sustainability, a quantidade de carbono emitida pela frota e quantas árvores são necessárias para "seqüestrar" esse carbono. Com estes dados, a distribuidora repõe as árvores em diversas áreas da cidade com a doação de mudas para escolas, entidades, associações, fornecedores, clientes e plantio em áreas públicas.

As mudas são armazenadas em caixas Tetra Pak, dentro da própria empresa. A ação surgiu há quatro anos, quando o sócio-diretor Roberto de Oliveira demonstrou interesse em contribuir com o meio ambiente. Para tanto, fez pesquisas de sementes a fim de descobrir quais espécies que se adaptam na região. O viveiro começou com 200 mudas e atualmente cultiva 1.500 por ano. Para o prêmio, a iniciativa contou com os diretores Roberto de Oliveira e Inácio de Oliveira, a G&G Jéssica Soares Cardoso e demais colaboradores. Para Roberto, "é um orgulho muito grande ser um dos vencedores do prêmio e saber que estamos contribuindo significativamente para deixar um mundo melhor às futuras gerações".

A Daniel Distribuidora existe desde janeiro de 1963. Em 1971, a revenda começou a representar produtos Antarctica e, a partir de 2003, incorporou ao seu portfólio as marcas Brahma e Skol. Atualmente, a empresa atende 11 municípios e conta com 48 funcionários.

Mariela Alfaya e Mariana Alfaya (Cervantes) vibram com a conquista

Distribuidora de Bebidas Cervantes
A revenda localizada em Montes Claros, interior mineiro, foi vencedora com cinco projetos:

Conexão: evento anual com foco em integração de equipe, que conta com a realização de diversas dinâmicas de cunho social. Ao final da convenção 2012, foram beneficiadas a Casa Santa Bernadete, de apoio a pessoas em tratamento de câncer, e o Projeto de Apoio à Criança (PAC), que fornece reforço escolar.

Cervantes Jovem: encontros semestrais promovidos pela revenda com filhos de funcionários, de 12 a 17 anos, incentivando a discussão de práticas socioambientais para contribuir com o desenvolvimento intelectual dos jovens.

Dia Mundial da Água: durante a semana do Dia Mundial da Água, o papel de parede de todos os computadores da revenda são alterados para uma tela especial para promover discussões e reuniões sobre o assunto.

Quinzena do Idoso: ação junto a um asilo local realizada desde 2003. Durante o mês de setembro, 50% do lucro líquido arrecadado com a venda de bebidas não alcoólicas é re-vertido em melhorias para o asilo. A revenda também engaja os clientes e fornecedores na produção de camisetas e materiais de divulgação.

Reciclagem Interna: todo o lixo reciclável gerado pela revenda é direcionado à empresa parceira cole-tora de materiais. O dinheiro arrecadado retorna como melhorias para reserva de recicláveis.

A gerente de projetos da Cervantes, Mariana Alfaya, afirmou que "todos os colaboradores mostraram-se bastante engajados com as atividades e puderam sentir na pele a felicidade resultante destas atitudes. Este prêmio simboliza uma vitória que não podemos traduzir apenas em palavras, mas nos orgulhar por estar em busca de um mundo bem melhor".

Fundada há 18 anos, quando vendia apenas produtos Brahma, a Cervantes se tornou trimarca em 2009. Atende Montes Claros e outros 31 municípios do norte de Minas. A mola propulsora da empresa é a valorização dos colaboradores, que tem como exemplo o Programa de Excelência, no qual conquistou o título de Embaixador em 2000.

Marisa Napoleão (Ferreira Pinto) leva o prêmio para Minas Gerais

Ferreira Pinto Distribuidora
Situada na cidade de João Monlevade, interior mineiro, a revenda foi uma das vencedoras do Selo Confenar de Sustentabilidade com a Gincana Ação e Responsabilidade Social, realizada entre maio e dezembro de 2011. A proposta envolveu diversas atividades como, por exemplo: mês sem acidente no setor, redução de consumo de energia e água na residência, doação de alimentos, construção de árvore de Natal com produtos recicláveis e doação de roupas e fraldas. Os donativos foram direcionados para entidades carentes, e todas as tarefas realizadas pelos participantes foram bonificadas.

"É uma honra receber este prêmio. Participar da gincana a cada ano se torna mais divertido e nos traz excelentes resultados pessoais e profissionais, além de um maior entrosamento entre os funcionários", afirma a gerente de G&G da revenda, Marisa Napoleão.

A Ferreira Pinto foi fundada em 1985, em João Monlevade (MG). Em 1990, mudou-se para Belo Horizonte, onde passou a atender cerca de 4 mil pontos de venda da capital mineira. Desde fevereiro de 2006, novamente em João Monlevade, representa os produtos da Antarctica, Brahma e Skol na região do Médio Piracicaba.

Outras Edições
 
Confenar - Confedaração Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística de Distribuição