Palavra do Presidente

 

MUDANÇA DE ESTRATÉGIA  

presidenteano termina com a satisfação de todos nós pela união de propósitos dos associados da Confenar, que souberam superar pressões e refutar benesses individuais e pontuais para cumprir as decisões quase unânimes referendadas em assembleias específicas da Confederação.

As festas de fim de ano e o consumo elevado do verão exigem o tradicional empenho e competência de todos os revendedores para abastecer convenientemente os clientes. Esqueçam as querelas e os confrontos, não percam tempo com eles, se concentrem apenas no mercado, vocês estão muito bem representados pelos dirigentes da Confenar assessorados por excelentes advogados.

Este período tradicional de vendas elevadas necessita do aprimoramento e da excelência da operação interna da Ambev. Neste sentido, a Confenar alertou o Presidente da Ambev, Jean Jereissati, para alguns aspectos que podem prejudicar os esforços conjuntos para o pleno atendimento do mercado: não se justifica não conseguir marcar a retirada de produtos porque as fábricas estão sem produtos; pior, marcar e confirmar a retirada de produtos e quando os caminhões chegam às fábricas estes produtos não estão disponíveis; nesta situação muitas vezes não existem também produtos de alto giro e os caminhões retornam às revendas subutilizados; reduzir o Tempo Médio de Abastecimento (TMA) que está exageradamente elevado, aumentando sensivelmente os custos de puxada dos distribuidores.

Além dos problemas operacionais, a Confenar solicitou ao Presidente especial cuidado com desequilíbrio da política comercial da companhia, com preços inferiores nas vendas diretas e vários atacadistas indevidamente considerados clientes regionais, ambos concorrendo com preços aviltados deslealmente no território dos revendedores.

Independente das tendências políticas de cada um, vamos trabalhar com afinco para que o Brasil dê certo. Este último trimestre deu sinais positivos para a melhora da economia, a reforma da Previdência e o possível ajuste fiscal terão reflexos positivos no consumo e mais cervejas e refrigerantes serão vendidos.

A Confenar no próximo ano irá assumir posição mais relevante no cenário nacional, estimulará os seus associados a trabalhar para crescimento da economia, para colaborar com investimento e força de trabalho para reconstruir um Brasil grande. Se fará presente com atuação mais eficiente nos assuntos de importância para os distribuidores, não só no relacionamento com a Ambev, mas também amplamente com o mercado.

A Ambev nunca permitiu que os revendedores negociassem qualquer outro produto, mesmo que não seja concorrente com sua linha de produção, exigindo exclusividade absoluta. Além das bebidas de produção própria da Ambev, os revendedores só podem distribuir produtos de empresas que mantêm contratos com a Ambev, como exemplo recente a distribuição do energético “Red Bull”. Apesar desta proibição a Ambev, no memorial apresentado ao CADE, afirma na página 12, item 27: “Assim como revendedordistribuidor pode atuar para empresas de setores diversos (e.g alimentos)…”

Não seria possível aos revendedores distribuírem alimentos como está no memorial, pois os produtos para faturamento necessitam ser cadastrados no sistema Promax, da HBSIS, de propriedade da Ambev e ela não libera essa permissão.

Como a Confenar não acredita que a seriedade que o CADE merece permitiria que a Ambev instruísse seus advogados a mentir num processo público e tão importante, a Confederação interpreta esta afirmação como uma “MUDANÇA DE ESTRATÉGIA” e que agora será possível aos revendedores distribuírem produtos de outras empresas, desde que não sejam concorrentes das linhas de produção e comercialização da Ambev.

Neste sentido, a Confenar pesquisará detidamente o mercado a procura de empresas não concorrentes da Ambev que necessitam do auxílio de uma rede de distribuição competente e de atuação em todo território brasileiro.

A Confederação saberá aproveitar em benefício dos seus associados esta bem recebida “MUDANÇA DE ESTRATÉGIA” da Ambev.

Abraços!

Ataíde Gil Guerreiro,
Presidente da Confenar.

 

 

ATENDIMENTO
Rua Guararapes, 1.855 - 6º andar
Brooklin Novo - São Paulo - SP
+11 5505-2521 - email: atendimento@confenar.com.br
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

ASSESSORIA DE IMPRENSA
PLANIN | (11) 2138-8930
confenar@planin.com

© 2019 - Todos os direitos reservados