Palavra do Presidente

 

PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

presidenteColegas Distribuidores,

Com o comando competente da Adriana Neves e com a importante participação dos colaboradores voluntários que a acompanharam, o Agenda 2023 foi mais uma vez excepcional, com a aprovação de todos os presentes. A volta dos principais executivos das Distribuidoras, o congraçamento e a troca de experiências entre todos foram os pontos altos do encontro realizado em hotel de Foz de Iguaçu.

Os distribuidores presentes, empresários conscientes, empreendedores otimistas, demonstraram confiança no futuro e disposição de continuar crescendo em parceria com a Ambev, cientes que juntos encontrarão os caminhos que possibilitarão minimizar o ônus oriundo da nova “Lei do Motorista” e solucionar as dificuldades que poderão vir da “Reforma Tributária”, ainda embrionária, sem a definição dos reflexos em cada elo da corrente comercial do produtor ao consumidor final.

Do ponto de vista da implementação da “Lei do Motorista” já em vigor, temos muito trabalho ainda para evitar danos mais elevados aos distribuidores, principalmente no convencimento dos Ministros do Supremo Tribunal Federal para que seja editada a modulação da Lei, não se cogitando de efeitos retroativos, que permitiriam o recolhimento de montantes expressivos à Receita Federal. Ainda será importante conseguir permissão para com acordos coletivos com os Sindicatos reverter custos importantes que estão expressos na Lei.

Considerando que as rubricas de frete e carreto são custos dos distribuidores, remunerados pela Ambev, alguns aspectos da operação de retiradas de produtos das fábricas deverão ter parâmetros estabelecidos com rigor, de comum acordo, prevendo revisões constantes, já que são premissas dinâmicas que sofrem alterações no dia a dia. Todos os impactos da decisão do STF deverão ser identificados e remunerados. O TMA (Tempo Médio de Atendimento) que hoje tem significativas variações nos tempos de retiradas nas fábricas, influenciando negativamente nos custos do frete, deverá com exatidão expressar a situação de carregamento de cada fábrica, pois mal equacionado tem reflexos diretos nos custos dos distribuidores, podendo em alguns casos obrigar a aumentos desnecessários de frotas de caminhões de puxadas. Além deste fator, muitos outros fatores operacionais têm reflexos importantes no estabelecimento do dimensionamento das frotas dos distribuidores, tais como: exatidão na marcação das retiradas de produtos, cancelamentos, reprogramações, mudanças de malhas, indisponibilidade de produtos nas fábricas, troca de produtos, datas de validade para consumo. A Confenar está discutindo todos estes fatores com a Ambev.

O presidente da Ambev, Jean Jereissati, explanou detalhadamente os planos futuros da empresa, destacando a importância da Rede de Distribuição na manutenção da liderança de mercado brasileiro de cervejas. Após, os seus diretores apresentaram o que será realizado em cada área, envolvendo produção, logística, informática, marketing e vendas, com destaque especial à estratégia desenvolvida para o Marketplace e Zé Delivery.

A Ambev encerra mais um ciclo na área comercial no Brasil. O Vice-Presidente Comercial, Daniel Cocenzo, promovido, assume a Presidência da operação da Modelo no México. Ele foi protagonista importante no relacionamento Ambev, Confenar e Distribuidores, primeiramente na demorada negociação que originou o acordo de 2020, após, soube com maestria conciliar os interesses da Ambev com as reinvindicações dos distribuidores, foi importante executivo no relacionamento com a Rede de Distribuição, bom ouvinte, já deixa saudades pela facilidade de diálogo e pela compreensão dos problemas da distribuição. Entre várias e importantes iniciativas, destaca-se a implantação e cumprimento da “Árvore de Preços”, instrumento que permite melhor posicionamento dos distribuidores no mercado de cervejas. A Confenar deseja boa sorte e tem certeza de que o Cocenzo terá muito sucesso na gestão do grupo Modelo no México.

A Confenar dá boas-vindas ao João Ruas, novo Vice-Presidente comercial da Ambev, desejando-lhe uma boa administração e que tenha muita disposição para encontrar com a Confenar os caminhos que permitam a minimização dos efeitos da nova Lei do Motorista e negociar algumas pautas importantes que estão em discussão entre a Ambev e a Confenar.

As perspectivas para o fim do ano são as melhores possíveis, continuando e crescendo o excelente desempenho nestes nove meses de vendas em 2023 e com a certeza que os investimentos que estão sendo realizados não permitirão faltas de produtos no verão que virá com temperaturas bem elevadas, motivando a consumação de cervejas e refrigerantes.

Abraços!

Ataíde Gil Guerreiro,
Presidente da Confenar.

 

 
ATENDIMENTO
Rua Guararapes, 1.855 - 6º andar
Brooklin Novo - São Paulo - SP
+11 5505-2521 - email: atendimento@confenar.com.br
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

ASSESSORIA DE IMPRENSA
PLANIN | (11) 2138-8930
confenar@planin.com

© 2019 - Todos os direitos reservados