Atitude sustentável

Confenar realiza o plantio de árvores para compensar o CO2 emitido durante a Conferência Anual

Ação Carbono Compensado foi um dos destaques do Agenda Confenar. Esse projeto sustentável calcula o total de gases de efeito estufa gerados durante o evento e converte a quantia em plantio de árvores para recuperar a ora de regiões desmatadas.

A iniciativa tem como objetivo contribuir diretamente para minimizar os impactos ambientais causados pela emissão de CO2, além de auxiliar o restauro do ecossistema local e a preservação do curso dos rios.

O plantio, que tem o patrocínio da Mercedes-Benz do Brasil e o apoio técnico da Bravo Consultoria Ambiental na gestão do projeto, conta com a mão de obra local, contribuindo assim para a economia da região do Vale do Itajaí (SC).

O gerente de Vendas da Mercedes-Benz, Douglas Cartier, destaca a relevância desse projeto. “A Mercedes-Benz tem o compromisso de desenvolver atividades que contribuam para a preservação do meio ambiente e para a conscientização ecológica.

Para nós, é um prazer apoiar o plantio dessas 600 árvores e reforçar a importância de construirmos um futuro com crescimento sustentável”, diz Cartier.

Mãos à obra

Os gases de efeito estufa que foram gerados durante a produção e realização da Conferência deste ano foram calculados pelo consumo de energia elétrica, água e produção de materiais. Com isso, a Confenar será novamente certificada com o selo Carbono Compensado.

As 600 árvores nativas, referentes ao Agenda Confenar 2016, foram plantadas neste ano no berço da Mata Atlântica, localizado no município de Rio do Sul (SC). A ação contou com o acompanhamento da equipe da revenda Incobel (SC). O Viveiro Jardim das Florestas, que fornece as mudas, tem 120 espécies nativas e capacidade produtiva de 1 milhão de mudas anualmente.

As espécies que foram selecionadas para fazer parte do plantio obedecem à análise florística de cada região, focando no restauro do ecossistema natural e na biodiversidade do bioma.

“Ao invés de desmatar a ora, utilizamos a ação do homem para compensar a vegetação local”, diz o sócio-diretor da Bravo Consultoria, Francisco Maciel. Após o plantio, existe um período de acomodação, de dois anos, que é conhecido pela consultoria como “berçário”. Nesse intervalo de tempo, a equipe responsável acompanhará o desenvolvimento e realizará os cuidados nas árvores para que nenhuma praga comprometa o progresso das plantas.

Destaque no mercado

O Agenda Confenar 2010 foi o primeiro evento do sistema Ambev a praticar a ação sustentável e a conquistar o selo Carbono Compensado. Devido ao sucesso da primeira edição do projeto, todos os encontros seguintes realizaram a compensação com o plantio de árvores.

A diretora de Comunicação e Marketing da Confenar, Adriana Neves, que esteve presente no Agenda Confenar deste ano, reforçou a importância da preservação e do cuidado com a natureza. “A Confenar sempre é sempre cuidadosa e responsável em prol da sustentabilidade. Além de cuidar das revendas, ainda se preocupa em minimizar os impactos ambientais que um evento de grande porte como esse pode causar. Utilizamos a força da Confederação para ampliar a divulgação desse conceito e incentivar as revendas a adotarem práticas que protejam o meio ambiente”, destaca Adriana.

Faça você também a sua parte
Caso alguma revenda tenha interesse em compensar as emissões que gera, como em eventos, por exemplo, o primeiro passo é avaliar, junto com uma consultoria especializada, a quantidade de gases de efeito estufa emitidos (inventário ou, mais comumente, pegada de carbono). Após quantificar as emissões, é necessário realizar um projeto florestal para compensar a quantidade de CO2 emitida.

Em seguida, deve ser feita a seleção de área, análise florística, preparação da área do plantio, planejamento e execução desse plantio de mudas e manutenção do local restaurado. Para mais informações, as revendas podem falar com a Bravo Consultoria, que apoia a Confenar nesse tipo de ação.

ATENDIMENTO
Rua Guararapes 1855 - 6º andar - Brooklin Novo - São Paulo - SP
+11 5505-2521 - email: atendimento@confenar.com.br
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS
© 2017 - Todos os direitos reservados